link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Grand+Hotel' rel='stylesheet' type='text/css'/> link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Pablo+Impallari' rel='stylesheet' type='text/css'/> Dicas da Cotinha: 03/30/16

quarta-feira, 30 de março de 2016

✿⊹⊱ Resenha ⊰⊹✿ A Missão de Anabel - Shirlei Ramos



Ficha Técnica do livro: Formato: eBook Kindle / Número de páginas: 470 páginas / Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda / ASIN: B00I575CDU 
SINOPSE: Uma carta a conduziu à jornada mais transformadora de sua vida... e ao encontro do amor. Anabel desistiu de todos os seus sonhos quando o pai morreu há cinco anos. Na mesma época em que ela foi obrigada a assumir o posto de chefe da família e decidiu exterminar sua personalidade impulsiva e efervescente.Aos 25 anos, ela é uma garota equilibrada (na maior parte do tempo), trabalha numa empresa de consultoria empresarial, como "secretária-babá" do seu Nilton, tem que lidar com a mãe egoísta e manipuladora e tenta impedir que seu namoro morno entre no status: gelado ao extremo.No entanto, a vida de Anabel está prestes a sofrer uma reviravolta. Isso porque ela encontrou uma carta antiga no meio das coisas da avó recém-falecida.Essa carta promete levar nossa protagonista para a maior aventura de sua vida. E parece até mesmo que um novo cara bagunçará seu coração. Um cara alto, forte, carinhoso... enfim...A Missão de Anabel é um romance recheado de cenas românticas, humor e lições preciosas de como não desistir nunca dos próprios sonhos.


Poderia uma carta antiga, mudar a vida de duas pessoas?

Ebook disponível para compra na Amazon!



Escolhi ler este livro, porque a sinopse dele me fez lembrar o filme “Cartas para Julieta.” Mas se agora você pensou que o livro A Missão de Anabel é igual ao filme, lhe garanto que não é, porque ao contrario da protagonista do filme que decide percorrer toda a Itália para encontrar o grande amor de uma simpática senhora e promover um reencontro entre eles, no livro, Anabel a protagonista, recebe a missão de entregar uma carta ao único amor de sua falecida avó. Já havia lido outro livro da autora Shirlei Ramos, então já conhecia um pouco de seu trabalho, mas A Missão de Anabel foi seu primeiro livro a ser publicado.

Qual foi minha primeira impressão ao começar a leitura? Bom a primeira coisa que pensei foi... “eu vou matar essa guria antes que a história termine!” Sabe aquela mocinha que te irrita por ser tão capacho? Que aceita tudo e fica quieta? Que se contenta com pouco e abre mão de seus sonhos por medo? Então, pensei que essa era Anabel, que Shirlei escolheu representar. Se eu estava certa em meu julgamento? Não, eu estava completamente errada! No decorrer da história percebi o quão forte e determinada Anabel realmente é, o quanto ela sofreu na vida e tudo pelo que teve que abrir mão para garantir uma vida melhor ao seu irmão.

“E quando será a gota d’água para mim? Quando estiver casada com aquele homem, obesa, esfregando roupas no tanque enquanto ele faz um update de seu rosário de lamentações?”
“Entre as pessoas que menos merecem sofrer em todo o mundo, está Alan. O rapaz de 18 anos que tem tudo para entregar-se à autopiedade e ao rancor, mas que alimenta mais força de vontade e sonhos do que uma pessoa capaz de correr livremente até o final do Brasil, se quiser.”

Anabel é uma moça de 25 anos, que perdeu as duas pessoas que mais a amavam e apoiavam, seu pai e sua avó. Seu pai ganhava a vida como taxista e ao contrário do que todos pensavam, que ele morreria em um acidente de carro, foi atropelado ao atravessar uma rua, quando ela tinha 20 anos. Devido a isso, Anabel abriu mão de seu sonho e passou a trabalhar como secretária-babá de um empresário, a fim de sustentar a casa e pagar a medicação de seu irmão. Estava conformada com uma vida medíocre e um relacionamento fadado ao fracasso. Mas o destino sempre pode mudar, e ao encontrar uma carta deixada por sua avó, sua vida mudará para sempre e seu caminho cruzará com o do homem que a fará sentir o que nunca pensou ser capaz de sentir.

“Ela sofre de Transtorno Depressivo Recorrente. Teve vários episódios depressivos ao longo dos anos. Tentou, inclusive, o suicídio duas vezes. Atualmente, as crises estão sob controle. Ela tem um acompanhamento multidisciplinar, com medicamentos e sessões com um psicólogo. Só que ainda é difícil encorajá-la a sair de casa.”

Enrico é um neurocirurgião funcional, que sofreu durante toda sua vida, vendo sua mãe definhar por amor a um homem, ao qual ele passou a odiar com todas as suas forças, seu pai. Enrico pensa que não pode amar, que não sabe amar, que este sentimento apenas machuca e causa sofrimento. O homem que tanto odeia e que apenas viu uma vez na vida, o rejeitou como filho, o renegou. E ele jurou jamais o encontrar novamente. Mas eis que o destino tem um plano diferente para o fim desta história e é então que uma ruiva linda e determinada cruza seu caminho, virando sua vida de cabeça para baixo e mudando toda sua visão sobre a vida e o amor.

“Entrego-me às emoções reprimidas dentro de mim. Os soluços escapam de meus lábios. Descontrolados. Um colado ao outro. Apressados. Infinitos. Enrico pacientemente aguarda meu choro diminuir enquanto faz carinhos em meus cabelos. Uma carência, que eu não imaginei ter, de repente, surge junto a dor, dominando todos os meus sentidos. Só o que quero é permanecer nessa doce rendição. E é ela que me move a escancarar meus pensamentos mais profundos quando os soluços ficam espaçados.”

A história é narrada em primeira pessoa, pela personagem principal Anabel, que desde muito pequena carrega nas costas a responsabilidade pela deficiência de seu tão amado irmão, assim como foi a encarregada pela sua criação. Durante vários momentos, a protagonista, viaja em seus pensamentos, em suas reflexões, suas dúvidas. Por muito tempo ela se anulou como pessoa, como mulher. Mas umas sacudidas da vida às vezes são necessárias. A história se passa na cidade de São Paulo, e todos os cenários são muito bem descritos e cheios de detalhes. É uma leitura leve, de fácil compreensão e rápida, por vezes emocionante, outras engraçadas, mas sobre tudo cheia de lições de vida.

“- As pessoas erram, Enrico. Às vezes, os erros custam muito. Outras vezes, custam tudo. Errar é parte do que somos. Tanto quanto os acertos. Podemos errar por teimosia, é claro. Mas a maioria dos erros é resultado do que aprendemos de nossas experiências ou da falta delas, ao longo da vida. O maior problema, na minha opinião, não é errar. É não perdoar um erro. Você pode errar movido pela ignorância de não saber fazer diferente. Mas você só pode deixar de perdoar movido por uma escolha consciente.”
Aprendi a admirar a personagem, que nunca teve o amor de mãe (se é que aquela criatura pode ser chamada de mãe), mas que era muito amada pelo pai e pela avó, a quem admirava e tinha como espelho de vida. Fiquei irritada por ela aceitar as imposições de sua mãe, anulando suas opiniões e se acomodando a uma vida fria, sem sentimentos, a um relacionamento unilateral. Essas atitudes davam a impressão dela ser uma pessoa submissa, uma protagonista chata, que nada tinha a oferecer.

Mas felizmente uma carta e uma missão, um tanto quanto estranha, muda radicalmente sua vida, e ela passa a entender, ouvir, o que sua amiga já havia cansado de lhe dizer... que ela tinha o direito de amar e ser amada, o direito de viver seus sonhos, de opinar e ter sua opinião ouvida, de não se anular como pessoa. Anabel se mostrou uma mulher decidida, firme, de temperamento forte, que luta pelo que ama, que daria a própria vida se a do irmão estivesse em jogo.

A mesma carta que mudou a vida de Anabel, muda também a de Enrico. Com sua beleza, força de vontade, impulsividade, teimosia e seus cabelos ruivos, ela chega a vida dele para confundir seus sentimentos e o faz enfrentar seu passado, reviver seus sofrimento e esclarecer a história de sua vida, provando que toda história tem dois lados e que todos tem direito a pedir e perdão e ser perdoados.

“... Na realidade, você é a mulher que me fez enxergar o amor dentro de mim. Um sentimento que estava adormecido à sua espera por toda a minha vida. Mas eu tinha medo de libertá-lo. – Fecha os olhos, e duas lágrimas escorrem, fazendo companhia às minhas, que não param de cair. – Quem me dera eu soubesse moldar palavras em que coubesse o tamanho do amor que sinto por você. Desculpe. Posso apenas te oferecer estas: Eu te amo.”
Recomendo a leitura do livro, que me conquistou e emocionou em diversos momentos da história de Anabel e Enrico. Uma história cheia de lições de vida. Que retrata a importância da família, do amor, da amizade. Que fala de superação, perdão, segundas chances. Que nos mostra que todos tem direito a viver seus sonhos e que todos são capazes de alcançá-los e que nem mesmo uma deficiência pode ser um empecilho, quando se tem coragem e força de vontade para provar que você é capaz. 

Ao finalizar a leitura sinto que a autora cumpriu seu objetivo: deixou-nos importantes conselhos a cada página escrita. – Não deixe para amanhã o abraço, o beijo, as palavras, que podem ser dados ou falados hoje, pois amanhã pode ser tarde demais. - Nunca se anule como pessoa, você pode e deve ser ouvida! - Corra atrás de seus sonhos, viva seus sonhos! – Não se conforme com o pouco, se você pode ter muito mais. - Ame e seja amada, com seus defeitos e qualidades! – Ouça mais, pois toda história tem dois lados e duas versões. – Perdoe, ninguém é tão perfeito ou tem sempre razão. - E acima de tudo, Viva e aproveite a vida!

Parabéns Shirlei, são poucos os que conseguem nos emocionar através das palavras. Você foi presenteada por Deus com um dom maravilhoso, o de levar os ensinamentos dele, através das palavras, a diversas pessoas e tocar seus corações, mudar suas vidas e seus valores. Espero que continue a nos presentear com suas belas histórias.

Recomendo a leitura de "Lembranças de um Amor" - história que esta sendo postada atualmente pela autora no Wattpad.



Shirlei Ramos por Shirlei Ramos


Shirlei Ramos é formada em Letras, com especialização em Línguas Francesa e Portuguesa, pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira como subagente literária. Exerceu por mais de dez anos a profissão de revisora de textos. Atualmente, dedica-se apenas à carreira de escritora. O amor pela escrita começou na infância. Aos nove anos, fez uma adaptação, em folhas de sulfite, de um gibi da Turma da Mônica. De lá para cá, escreveu dezenas de pequenas histórias, poemas, contos e três romances.

Conheça outros trabalhos da autora na Amazon e no Wattpad!

Saiba mais sobre a autora acessando a página do Scoob!